segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

ESTRATÉGIAS PARA MULTIPLICAR CÉLULAS


Pr Freitas
" Diariamente, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de anunciar a Jesus, o Cristo"  - Atos 5.42
O Objetivo principal de uma célula é ganhar pessoas para o Senhor Jesus Cristo, levando-as a viver uma vida plena em Deus, através do discipulado. Considerando que muitas pessoas serão ganhas, a reunião da célula terá tantas pessoas, que haverá a necessidade de multiplicações constantes e, também, treinamento de novos líderes e auxiliares.
A multiplicação é a meta principal de uma célula evangelística. Há momentos de adoração, edificação, comunhão, compartilhamento da visão; porém, o alvo de uma célula é crescer e multiplicar-se até que todos os seus integrantes sejam líderes de novas células.Cada discípulo é um líder em potencial e, na visão celular no modelo dos doze – M12 – ninguém pode ficar parado e nenhuma célula pode ficar estagnada – senão morre.
Uma célula viva cresce, ganha novas pessoas e, por isso, multiplica-se constantemente. Que estratégias, então, um líder e seus discípulos devem utilizar para multiplicar suas células? Vamos comentar algumas:
1) Tenha metas definidas e procure cumpri-las – Quando temos metas, nossas ações são direcionadas para o atingimento de nossos objetivos e tudo fazemos, com o melhor de nossos esforços, para alcançar cada alvo estabelecido. Nossa meta é que cada célula, em todas as redes, realize uma multiplicação a cada seis meses, ou quando a célula ultrapasse o número de 12 pessoas.
2) Prepare e treine os auxiliares na célula - Os auxiliares devem receber funções diversas na célula, que lhes darão segurança e confiança para liderarem novas células: podem dirigir períodos de adoração, dirigirem momentos de oração, compartilhar o momento da visão, visitar os discípulos da célula junto com o líder, etc. Por isso, incentive cada discípulo a freqüentar a Escola de Líderes e todos os eventos da igreja celular. Converse sempre com eles sobre o privilégio e a honra de servir ao Senhor, liderando células e ganhando vidas para o reino de Deus.
3) Descubra a casa onde funcionará a nova célula – A casa onde funcionará a nova célula pode ser na mesma região ou não; o anfitrião pode ser cristão ou não – basta que permita que a nova célula funcione em sua casa.
4) A nova equipe deve ser entrevistada e preparada para a multiplicação – O líder de Rede deve visitar os futuros líderes e auxiliares, orando com eles e conhecendo melhor suas características pessoais, familiares, espirituais, etc. A nova deverá ter, no mínimo, três pessoas – um líder, um auxiliar e um anfitrião – todos envolvidos na visão celular e que não tenham nenhum problema que seja motivo de escândalo ou que os impeça de liderar. Antes da multiplicação, a equipe é apresentada à igreja, que ora e intercede pelo sucesso das novas células.
5) Evangelismo na região da nova célula: A célula-mãe deve promover um intenso evangelismo na região onde será inaugurada a nova célula, convidando as todos para a festa de inauguração. Prepare convites, distribua folhetos com o endereço da célula, enfim, transforme a multiplicação em um grande evento.
6) Realize uma grande festa de inauguração da nova célula: Com a presença dos pastores, líderes da rede, discípulos da célula-mãe e de todos os convidados, faça uma bonita festa, com louvor, coreografias, uma palavra especial e unção dos novos líderes.
7) Dependa sempre de Deus – a obra é dele! Planeje, trabalhe, visite, consolide, evangelize, mas nunca se esqueça que “Deus é quem dá o crescimento e que é o Espírito Santo que convence cada pessoa do pecado, da justiça e do juízo”. Por isso, ore bastante, seja santo(a) e mantenha uma vida de íntima comunhão com Deus.
8) Supervisione e acompanhe a nova célula: participe de algumas reuniões; reúna-se com a nova equipe para sanar dúvidas, encorajar e apoiar. Lembre-se que o novo líder já é um dos seus doze, sendo seu discípulo permanente.
9) Ajude e participe das multiplicações das células-filhas: afinal, são suas gerações de novos discípulos sendo formadas e conquistando multidões. Por isso, dê sugestões, ore a respeito e esteja junto de seus discípulos.
10) Sonhe com seu Grupo de Doze: Você multiplicará sua célula até que seu grupo de doze discípulos esteja formado. Cada integrante de seu grupo de doze será líder de, pelo menos, uma célula. Assim, seu trabalho será discipular 12 homens ou mulheres, jovens ou adolescentes, e ajudá-los a formar o seu próprio grupo de doze.

Nenhum comentário:

Postar um comentário